O apoio ao desenvolvimento das famílias agricultoras vem sendo modificado e ampliado nos últimos anos. A partir de ações específicas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem buscado criar condições para que as famílias agricultoras melhorem seus processos de produção, voltados à segurança alimentar, à sustentabilidade ambiental e à geração de emprego, com foco no desenvolvimento rural.
Pra isso, o MDA junto com as suas Delegacias Federais disponibiliza para o agricultor familiar diversos programas e ações que dão acesso ao financiamento da produção. Jaime Muniz, Delegado Federal do Ministério Agrário do Rio de Janeiro fala sobre o crédito rural do Pronaf com grande satisfação, e conta que existem diversas linhas de financiamento para custeio, investimento ou comercialização das atividades desenvolvidas pelas famílias agricultoras.
As taxas de juros do financiamento são as menores que existem no mercado, variando de 0,5 a 5,5% ao ano. Além disso, algumas linhas de crédito apresentam bônus de adimplência, que é um desconto oferecido para quem paga em dia suas parcelas. “Além de proporcionar suportes ao trabalhador rural para combater as desigualdades existentes, a implantação das ações são importantes, pois fornecem melhor qualidade de vida. Oferecendo direitos, desenvolvimento social e Organização sustentável da produção”, fala Muniz sobre o crédito rural.
Para acessar quaisquer das linhas do crédito Pronaf o agricultor deve ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é gratuita. Ela permite que o agricultor saiba as linhas de crédito existentes. As condições de acesso ao Crédito Rural do Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura familiar.
Consulte informações atualizadas disponíveis no Manual de crédito rural ou no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Natalia Marques Matias
Nenhum comentário:
Postar um comentário