segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sexta-feira dos amigos

João amava Teresa que amava Raimundo, que amava Maria, que amava Joaquim, que amava Lili, que não amava ninguém. Se estivesse vivo, Carlos Drummond de Andrade atualizaria seu poema para algo como @joao #FF @teresinha, que #FF @mundo, que #FF @jquim, que citava Lili, que não tinha Twitter..

Se você só entendeu metade do parágrafo anterior, é porque ainda está por fora da febre do #FF no Twitter, uma das redes sociais mais acessadas da Internet. Toda sexta-feira, usuários indicam outros usuários, numa grande corrente de novas apresentações. É como se fosse uma mesa de bar onde cada um traz um amigo para apresentar ao grupo. Entre uma indicação e outra novos contatos se desenvolvem.

Cacá Dominiquini, fotógrafa e artista plástica de Campinas, passa pelo menos cinco horas por dia ligada ao Twitter,  desde que se cadastrou no site. Ela gosta de acompanhar seus amigos e pessoas que sejam interessantes ou tenham algo de relevante para dizer, independente de serem ou não famosas. Toda sexta-feira escolhe os contatos que enviaram informações interessantes e indica para seus seguidores.

O sistema funciona com a hashtag #FF ou #FollowFriday, que significa, em tradução literal, Siga a Sexta-Feira ou Sexta-Feira dos Seguidores. O usuário acrescenta à sua mensagem a tag #FF e cita os Twitter names daqueles que deseja indicar. Os indicados variam tanto quanto os usuários do twitter: políticos, humoristas, amigos, colegas de trabalho, paqueras e paixões. O importante é indicar para se socializar. O Twitter é mais uma das inúmeras ferramentas disponíveis na Internet para criar conexões entre as pessoas. Se você vai usá-lo para compartilhar ideias e informações relevantes, ou transformá-lo numa grande rede de fofocas, cabe somente a você, como usuário, esta decisão. O importante você já sabe: para indicar alguém, use o #FF toda sexta-feira.

Fontes:
http://twitter.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário