sábado, 27 de novembro de 2010

Dormindo com qualidade


Dormir é importante, mas não basta apenas deitar. Existem cerca de 90 tipos diferentes de distúrbios. O mais grave deles é a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, SAOS, com milhões de portadores no mundo. A terapia do sono tem tratado casos de pacientes portadores da doença com o uso do CPAP - Pressão Contínua das Vias Aéreas.

A apnéia ocorre de forma involuntária quando o indivíduo dorme. Há um relaxamento da musculatura da garganta, da língua, da úvula e do palato mole, que caem na traquéia obstruindo a passagem do ar durante a respiração. As consequências de uma noite mal dormida são muito sérias e pode levar a uma menor expectativa de vida. Isso porque a apnéia favorece a hipertensão, a arritmia cardíaca, diabetes e dentre outros problemas de saúde.

O CPAP é um aparelho de fluxo contínuo de ar que promove uma ventilação ou pressão positiva nas vias aéreas. Desobstrui a traquéia e evita que haja o evento do ronco e da apnéia. Para o fisioterapeuta Eduardo Moreno, ao detectar algum sintoma, o primeiro passo é buscar um médico. Um profissional de saúde com amplo conhecimento de medicina do sono e tecnologia para fazer exames que identifiquem o que está ocorrendo. Confirmada a apnéia, o tratamento clássico é a higiene do sono, que consiste na educação, ou seja, fazer dieta, atividade física, ter um horário regular para ir deitar e levantar, além do uso do CPAP.

Os benefícios do tratamento são grandes. Sem apnéia as doenças associadas a ela são evitadas. “O cpap é um equipamento elétrico-eletrônico, que tem uma turbina micro processada ligada a um tubo que é conectado a uma máscara que fica no nariz. O ar, que é filtrado, passa por essa turbina, pelas vias aéreas e chega até os pulmões. É extremamente seguro, silencioso, confortável e muito gostoso. Eu uso e recomendo.” Com o uso do equipamento o indivíduo consegue ter um equilíbrio metabólico, melhora o seu humor, e assim poder ter um dia equilibrado, ganhando qualidade de vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário