sábado, 23 de outubro de 2010

Cascas de frutas fazem bem à saúde

Jogar as cascas de frutas no lixo é, para os pesquisadores do assunto, sinônimo de ignorância. Isso porque elas podem conter tanto ou mais nutrientes que a polpa e trazer uma série de benefícios à saúde. A nutricionista Ingrid Maia é adepta do consumo das cascas e as recomenda para seus pacientes: “A casca da banana, por exemplo, que é sempre desprezada, é rica em fibras que podem ajudar no controle do colesterol.”

Mas a maioria das pessoas não sabe disso. Segundo pesquisa do Instituto Akaku, 65% dos brasileiros não come talos e cascas de alimentos e apenas 15% os reaproveita para o preparo de outros pratos. Ingrid, ainda usando a banana como exemplo, diz que a sua casca pode ser usada para fazer doces e bolos.

A casca de frutas cítricas, como tangerina e laranja, também é eficaz na diminuição do colesterol. Já a de uva atua como hipertensivo e a de maçã previne contra o câncer, evitando a proliferação de células tumorais.

O importante, segundo a nutricionista, é tomar cuidado com a higienização das cascas, porque elas chegam até o consumidor impregnadas de agrotóxicos: “Para isso, é só deixá-las dentro de uma panela com um litro d’água e duas colheres de vinagre por 20 minutos”. Assim, elas só fazem bem.

Por Leonardo Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário