quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Twitter ganha força nas eleições de 2010

O primeiro lugar que José Serra escolheu para se pronunciar sobre a confirmação do segundo turno eleitoral no domingo, dia 3, foi o Twitter: “Muito obrigado a vocês todos pela confiança. Daqui a pouco vou falar em uma festa organizada pela nossa campanha aqui em São Paulo.” Esta é a prova do poder da rede social nas eleições desse ano.
O especialista em estratégias de comunicação Márcio Ferreira diz que o movimento dos presidenciáveis no Twiter foi intenso nas últimas semanas antes da votação. O tucano, por exemplo, realizou um chat pela Twitcam com mais de 10 mil seguidores na véspera da eleição, quando toda a campanha já havia sido suspensa nas mídias tradicionais.
Mas quem melhor desfrutou do meio foi Marina Silva, que terminou o primeiro turno com 20% dos votos. “O Twitter funcionou não como onda, mas praticamente como uma tsunami digital verde a favor de Marina Silva”, opina. Os tweets citando a candidata do PV foram vistos mais de 79 milhões de vezes entre o dia 30 de setembro e o dia 3 de outubro. Já os de José Serra 40 milhões de vezes e os de Dilma Rouseff 19 milhões.
O sucesso de Marina na rede social foi impulsionado também pelos famosos que declararam seu voto a ela, como Bruno Gagliasso, Pedro Neschling e um perfil fake de Danilo Gentilli. “Eles fizeram posts com uso das hashtags #ondaverde e #marina43 e os direcionaram para os jovens, chamando-os a aderir à campanha”, conta Márcio.
Enquanto Marina não anuncia quem receberá seu apoio no segundo turno, a campanha de Serra e Dilma continua também na Internet. De segunda, 4, à quarta-feira, 6, a petista deixou quatro mensagens aos seus 250 mil seguidores. José Serra se dedicou mais: postou 19 tweets, sendo 15 respostas a eleitores, e comemorou seu sucesso na rede social: “Caramba, quase 479 mil seguidores! A nossa comunidade aqui vai fazer a diferença.”

Por Leonardo Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário