Nos últimos anos, alunos de diversas idades vêm procurando cursos de idiomas para aprenderem, desenvolverem ou se especializarem em diferentes línguas.
No passado, francês era o que mais atraía a procura. A partir da década de 1970, o inglês se tornou a febre. Porém, já nos anos 1990, o idioma espanhol também passou a ocupar lugar de destaque.
Motivos para esta acentuada demanda não faltam. Filmes, músicas e, principalmente, a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 (ambas serão realizadas no Brasil) são os mais fortes.
Professores de escolas de nível médio como,.Janaína Furtado, entendem o interesse dos estudantes pelas aulas nos cursos particulares, mas lembram que os colégios exigem que professores sigam a programação estabelecida pelos diretores.
Contudo, certos alunos pensam de outra maneira. Para a aluna Jéssica Leal, do Curso Universidade Educacional, o que mais a entusiasma é entender o que as pessoas falam e poder se comunicar com elas. Sempre ficava curiosa em saber o que os artistas cantavam nas músicas”. declara Jéssica. “Estudo na escola, mas só me ajuda para ser aprovada e não ter problemas com os meus pais. No curso é diferente. É muito mais interessante e dinâmico”.
Cada estudante tem uma explicação para preferir os cursos de idiomas. Sua colega Andréa Vieira reforça: “Nos filmes a gente tem o recurso das legendas para entender na hora. Mas na net e nas músicas que tocam nas rádios não tem como”.
Mike de Souza, colega de turma das garotas, reforça a ideia: “Se todo mundo fala, por que eu também não posso ?”
É verdade. Por esta e por outras razões, muitas barreiras estão sendo quebradas. A globalização une cada vez mais nações, culturas, povos e se torna uma marca indelével dos novos tempos.
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