sábado, 27 de novembro de 2010

Penedo: um bairro com cara de cidade


Com pouco mais de cinco mil habitantes, Penedo está a meio caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro. Localizado em um vale cercado de verde e araucárias, fica ao lado do Parque de Itatiaia e incrustado aos pés da Serra da Mantiqueira. O som das águas das cachoeiras batendo nas pedras é um convite a um mergulho. É um lugar de muita calma, com construções em madeira cercadas por jardins floridos e cercas vivas, cujas ruas têm placas bilíngues. A temperatura amena ajuda a garantir o clima europeu do lugar que é considerado o berço da colonização finlandesa no Brasil.

O parque temático-cultural Pequena Finlândia representa com fidelidade uma típica vila escandinava. Sobrados de madeira e cores tradicionais dão vida a dezenas de lojinhas de artesanato e lembranças, mini-fábrica de chocolate, restaurantes, cafés e choperia. A vila ainda abriga a casa de verão do Papai Noel, construída com troncos, como as primitivas casas do interior da Finlândia. É para esse endereço que os correios, presentes na mini-vila, encaminham toda correspondência enviada do país inteiro a Papai Noel.


O simpático bairro de Itatiaia tem uma gastronomia rica que, com o passar dos anos, foi agregada à criação de trutas, cujo festival ocorre no mês de outubro. Com muita diversidade, o circuito gastronômico conta com comidas típicas finlandesa, sueca, italiana, mexicana e japonesa. Mas é fácil encontrar sabores do Norte e do Sul do Brasil. Além disso, é possível saborear deliciosos chocolates nas diversas fábricas espalhadas pela região. O chocolate quente com creme é o preferido dos visitantes, além de convidativo em dias muito frios.

Cada vez mais procurada por casais em lua de mel ou apenas em busca de um destino romântico e aconchegante, Penedo é considerado um lugar mágico. A professora primária Vanessa Guimarães, de 32 anos, viajou com o namorado em busca da calma e tranquilidade que emana dali. “Acho lindo Penedo. É a segunda vez que viemos. Gostamos muito de vir quando está frio e aproveitar a estação diante de uma lareira. Mas aqui é gostoso qualquer época do ano. Ficamos sabendo que o Natal é lindo. Por isso, resolvermos passar aqui”.

Mas há opções para todos os gostos. Para quem é adepto do turismo ecológico, é possível fazer trilhas e nadar nas piscinas naturais das cachoeiras, como a Cachoeira de Deus, Três Cachoeiras, Três Bacias e a Cachoeira do Tangará. Nas excursões ao Pico do Penedinho, é possível apreciar a exuberante Mata Atlântica com seus rios de águas cristalinas, sua fauna e sua flora. Tem ainda passeios de trenzinho, a cavalo, de bicicleta ou, se preferir, fazer uma pescaria em pesque-pague. Penedo é um lugar onde a diversão é garantida, não importa a idade ou o estilo que se tenha.

























Um comentário:

  1. estou sem palavras para expressar sobre esse ¨cantinho de paz¨...sempre sonhei em um lugar assim para um novo recomeço,mas nunca imaginei que esse lugar teria um nome...¨penedo¨.tenho em filho de doze anos,gostaria de dar de presente essa cidade para o meu filho como seu novo e definitivo lar...obrigada pelas fotos!!!cristiane rj.beiijos

    ResponderExcluir