terça-feira, 28 de setembro de 2010

A força feminina no remo



Em um esporte considerado singular, as mulheres mostram que vieram para ficar. O remo é pouco conhecido, mas quem entende um pouco do assunto sabe que é um ótimo investimento na saúde, muito agradável de se fazer e pode ser praticado por toda a família. Mas, por outro lado, encarando os preconceitos de que é um esporte masculino, as mulheres não se deixam abater. São firmes e mostram que são capazes de crescer junto aos concorrentes do sexo oposto.

Com seis anos de experiência no esporte, Talitha Lima, 21 anos, acredita que o esporte só vem crescendo e que deixou de ser excluído: “Já cresceu muito, porque além de tonificar os músculos a queima calórica de cada treino é abundante, chega a ser de 800 a 3000 kcal por treino”. Como as mulheres se preocupam mais com a forma física este é um ótimo esporte para quem quer ficar em dia com o corpo. “Eu comecei com o interesse de emagrecer, estava muito acima do meu peso. Já remo há sete anos e me apaixonei, hoje estou no meu peso ideal e meu corpo se modificou demais, está mais bonito” diz Juliana Vieira, 23 anos, remadora do Clube de Regatas do Flamengo.

A tendência é confirmada pelo técnico do Botafogo de Futebol e Regatas, Mauro Rodrigues de Oliveira, que já exerce a profissão há 11 anos : “Pudemos ver no Panamericano de 2007 que o esporte não cria uma mulher masculinizada, pelo contrário, deixa a mulher forte, porém feminina. Conseguimos classificar a primeira remadora a participar dos jogos olímpicos em Sydney 2000, a Fabiana Beltrame. Hoje temos mulheres jogando futebol, lutando boxe e ,também, remando”.

Elas possuem um treino bem pesado, que não é diferenciado do dos homens. O corpo se desenvolve muito rápido. O cuidado com a alimentação é um fator muito importante para o sucesso no esporte: “Como o remo exige um bom condicionamento físico, o atleta desta modalidade deve se preocupar em manter uma alimentação balanceada, rica em proteína. Estar sempre hidratado, só traz resultados positivos”, explica a nutricionista esportiva Paula Dart, 28 anos.

Pouco conhecido, mas com muitas vantagens, o remo pode ser considerado um esporte que trabalha com quase todos os músculos do corpo. Para manter uma bela aparência, é sempre bom estar em forma para a prática de qualquer esporte. Para quem procura uma alternativa para manter a saúde, o remo é ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário