segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A vez de todos dentro das ondas


Adapt Surf é uma instituição que desde 2007 vem incluindo os portadores de necessidades especiais no fascinante mundo do surf. O surf adaptado, nome em português, tem como objetivo principal a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida através do esporte e lazer, aproveitando a praiva como ambiente e o esporte como instrumento.
O projeto tem se mostrado um excelente aliado para reabilitação. Além de benefícios para o corpo e mente, ele é capaz de proporcionar momentos de conquistar e desafios. Amodalidade encontra-se em desenvolvimento, ainda sem muita divulgação. No entanto, já possiu adeptos no mundo todo.
Henrique Saraiva, idealizador do Adapt Surf, levou um tiro na coluna aos 18 anos durante um assalto e perdeu parte do movimento das pernas e quase desistiu de praticar esporte. "Eu achava que tinha que melhorar 100% para voltar a ser feliz", conta Henrique, que escolheu o surf porque, nele, suas limitações são reduzidas.
Fernanda Tolomei também pratica o Adapt Surf. Ela nasceu com um problema e sua mãe esquerda não se formou. Mas isso não foi um empecilho em sua vida. O surf deu a ela a sensação de ser um exemplo. "Você está em contato com a sociedade, está sendo aceito. As pessoas olham e admiram você por isso."
As aulas são realizadas individualmente ou em pequenas turmas e divididas em diferentes dias e turnos: no Posto 2 da Barra da Tijuca e no Posto 11 do Leblon. Voluntários e alunos podem se inscrever no site. QUem quiser saber mais sobre a Instituição acesse: http://www.adaptsurf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário